Esse ritmo traduz a essência latina de alegria e descontração. Muita gente quando escuta a palavra salsa associa logo a Cuba e, de fato, as influências culturais desse país foram determinantes tanto na música como na forma de se dançar. Recebeu influências do merengue, do calipso, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae.
Assim como a música, a dança salsa tem fortes origens no son cubano. Dizem que se dançava no final do século passado nos campos do oriente de Cuba, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados. Este estilo era denominado son Montuno, pois provinha dos campos.
A chegada dos franceses ao oriente de Cuba, no final do século XVIII, significou um avanço importante ao son: a dança com os pares entrelaçados. O homem tomava a mulher com a mão direita no centro das costas e com sua mão esquerda, a direita dela. A mão esquerda da mulher ia sobre o ombro do parceiro. O modo de dançar a salsa foi modificando-se através do tempo. Antes havia uma distância entre os pares, onde só havia aproximação no torso, o que se devia ao fato de que as jovens iam acompanhadas por suas famílias e era mal visto por todos o fato de os pares dançarem muito próximos. Logo após os movimentos se tornaram mais suaves e bem menos rígidos do que a do Danzon.
Hoje ela é feita com muitos giros, bastantes passos aéreos, muita sensualidade e, além do casal dançar junto, há passos em que um fica ao lado do outro fazendo movimentos com as pernas e braços.
Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe, Willie Colón, El Gran Combo de Puerto Rico, Latin Brothers, Pupy Y Los Que Son Son, Miguel Enriquez e Adalberto Álvarez são alguns exemplos de cantores/bandas desse ritmo que é feito para todas as idades(como todos os outros!!).

Felicitações!

Carine Morais e Rafael Barros, bi-campeões do Brasil Salsa Open (2009/2008), são os novos campeões mundiais do World Salsa Open, o mais importante campeonato de salsa do mundo! É a primeira vez que um casal brasileiro vence uma competição desse tipo. O casal Fabiana Terra e Patrick Oliveira também ficou entre os finalistas nesta competição. Parabéns à ambos casais, por mostrar ao mundo que o Brasil também é um país de salsa (e qualquer outro tipo de dança!).

Powered by GoodWidgets.com

 

 

 

 

Voltar ao Melhor a 2

Free Web Hosting