O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres e sobre amores, possíveis e impossíveis. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. O samba brasileiro é um gênero amplo, complexo e diversificado.
O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano.
O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhado por instrumento de cordas e, em outros ritmos, como verás que existem vários, foram acrescentados instrumentos de sopro.

Dia Nacional do Samba - Comemora-se em 2 de dezembro.

O samba é subdividido em:

Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras e depois na passarela no carnaval. A letra está ligada ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile, geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba. Mas sempre se vê aquelas lindas mulheres e homens executando um samba muito mais rápido do que o pagode, por exemplo. Os movimentos são ágeis e velozes.
Pagode
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, na década de 1970, e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos como Cavaquinho, banjo, tantã e repique de mão. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são: Fundo de Quintal, Exaltassamba, Só Pra Contrariar, Raça Negra, Sorriso Maroto, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular, Harmonia do samba, Inimigos da HP, Jeito Moleque entre muitos outros, pois como já foi escrito aqui, o pagode é um ritmo muito reconhecido, originando muitas bandas em diversos estados do Brasil.
Samba de gafieira
Foi criado na década de 1940. Um dos principais aspectos observados neste estilo é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. É um ritmo forte, envolvente e característico, o samba se tornou um símbolo no Brasil. A dança é famosa mundialmente, principalmente por ressaltar a sensualidade e o gingado da mulher. Cruzado, gancho, balanço, caminhada, malandragem, assalto (com seqüestro), Romário, macarrão, facão (invertido), boneca, carrossel, cadeirinha, esse, giro da dama, trança, bicicleta, escovinha são alguns tipos de passos realizados no samba de gafieira.
Samba rock
É um estilo musical dançado completamente diferente do samba tradicional: samba de gafieira ou do samba de pagode. Samba-rock é um tipo dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo no final da década de 60, começo da década de 70 mesclando-se os movimentos do rock and roll com os passos do Samba de gafieira ao som das equipes. A primeira coletânea lançada em 1977 e que se chamava "Samba Rock o Som dos Black`s" deu inicio a uma nova era para o samba rock onde eram re-gravados vários sucessos de bailes da época fazendo com que fosse mais fácil o acesso a essas músicas que até então eram músicas fora de catálogo e difíceis de se encontrar.
O samba rock faz muito uso dos giros característicos do rock. Além disso, o samba-rock tem algumas características exclusivas, diferentes de qualquer outro estilo musical, como por exemplo, a marcação dos pés e o toque das mãos. A marcação não é como nas outras danças de salão, onde a dama coloca a mão no ombro do rapaz e o rapaz na cintura da dama. Eles se dão a mão, ficando um em frente ao outro e combinam a marcação dos pés contando – um, dois, três, dá uma "batidinha" no pé do parceiro e volta para o outro lado fazendo o mesmo movimento com os pés. A base da dança é essa. Há muitos giros e muitas jogadas com as mãos, nesse ritmo a coordenação motora é bem exercitada.
O repertório utilizado para se dançar é o próprio samba rock, estilo Jorge Ben Jor, Clube do Balanço, Seu Jorge, Jackson do Pandeiro, Banda Zucas, Segura a Nega e também há DJ's que mixam músicas famosas, como "All the single ladies – Beyoncé" como o Dj Lu, Dj Adauto, Dj Tadeu...


Powered by GoodWidgets.com

 

 

 

Voltar ao Melhor a 2

 

Free Web Hosting