O tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.
Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados.

Você sabia que o tango foi considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO em 30 de setembro de 2009?

Hector Maure, Angel Cardenas, Mario Bustos, Alberto Castillo, Carlos Gardel, Mercedes Simone, Guillermo Barbieri, Ignácio Corsini, Angel Vargas, Alberto Gomez, DJ Gricel e Riku Kotiranta são alguns exemplos de músicos que criaram ótimas músicas para nos acompanhar enquanto dançamos este maravilhoso ritmo!!

O tango é a dança da carne, do desejo, dos corpos entrelaçados. É um diálogo novo, a sedução feita movimento, o ir e o vir, encontro de dois mundos. É um baile exibicionista, esteticamente belo, e ronda sem temores o universo do lúdico. O casal de baile roça seus sapatos entre sensuais carícias enquanto o atônito espectador ocasional se fascina e deslumbra com o ardor do tácito romance entre os dançarinos...


Powered by GoodWidgets.com

 

 

 

Voltar ao Melhor a 2

 

Free Web Hosting